quinta-feira, 27 de março de 2008

Ah, o tempo!

Ah, o tempo! Quando criança, vagaroso, sufocante. Mais uns passos já é capaz de transformar-se em lembranças, puro saudosismo – bons tempos aqueles e eu não sabia.
Possui as mesmas medidas, o mesmo caminhar, afinal, tempo é tempo! Dá às recordações de infância uma resposta esperançosa, um consolo: foi bom, mas olhemos para a frente. Somos jovens e ainda há tempo.
Como pode ser tão traiçoeiro? Ainda ontem era um menino, forte, com o olhar para frente, sempre... Mal o vi passar. Mal pude aproveitá-lo e agora eu pergunto: o que eu fiz com meus dias vividos?
O certo seria, com o espírito de uma criança preso em um corpo adulto já marcado pela vida, responder que abusei mais dele do que pensa ele ter me castigado.
A cada minuto do dia, a cada raio de Sol ou lágrimas misturadas ás gotas de chuva... A cada sorriso, canção, seja em silêncio ou não, a cada guerra de travesseiros. Extraí de cada experiência vivida a verdadeira essência do que é viver. Cada coisa em seu tempo, em cada tempo vivido.
Diria também não me arrepender pelo que fiz ou deveria ter feito. Soube enxergar nas coisas o que muitos mal são capazes de ver. Aproveitei cada instante, alguns só meus, únicos, de reflexão e reconforto para alma. Enfim, instantes em que realmente vivi.
Fui, porém, inconseqüente. Nada disso posso dizer.
Gastei a maioria do meu tempo pensando estar construindo fortalezas, fazendo como se costuma recomendar: olhando para o futuro, para frente, abrindo meus caminhos ou qualquer coisa do tipo. Tão cego fui e me perdi em minhas próprias estradas. Perdi companheiros especiais também. Tudo por, de Sol a Sol, esquecer-me de mim ou de quem quer que seja, esquecer-me que meu tempo já não é mais menino.
Se eu soubesse... Teria curtido mais as travessuras de criança (e das crianças). Teria me sujado mais, perdido a hora, saído por aí a fora.
Nada disso fiz e não adianta me lamentar. Só posso carregar lembranças de tudo o que não foi, de tudo o que não fiz ou fui.
Afinal, agora, já não há mais tempo.

Nenhum comentário: